O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), solicitou ao Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) a inclusão de professores e demais profissionais da educação como grupo prioritário no esforço de vacinação contra a covid-19. A medida deve dar condições seguras para sustentar o retorno às salas de aula no Estado.
“Pessoal, nós estamos dialogando com o Ministério Público, para que permita que os profissionais da educação entrem no grupo prioritário para vacinação contra covid-19. Essa é uma das medidas que estamos tomando, para reconstruir as condições sanitárias para voltar as aulas presenciais no Estado, que já estão suspensas há mais de um ano”, escreveu o governador no Twitter.
Se acatado pelo MPPA, o governo atende parcialmente a uma das principais reivindicações da categoria de professores. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação Pública no Pará (Sintepp), que representa os professores da educação estadual e municipal, uma das condições para o retorno das aulas presenciais é a vacina para toda a comunidade escolar, que inclui também alunos.
O anunciou foi feito na noite dessa segunda-feira (3) por Helder. Ele não deu mais detalhes sobre se a medida abrange profissionais da educação básica e superior, e de instituições públicas e privadas.
Fonte: O Liberal