A região do município de Altamira, no sudoeste do Pará, recebeu 421 urnas eletrônicas para as Eleições 2022.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), urnas já foram enviadas às regiões Marajó, Baixo Amazonas, sul e sudeste.
As regiões nordeste e metropolitana de Belém devem receber até dia 16 de agosto. Antes de serem enviadas às regiões, as urnas ficam armazenadas no Depósito de Urnas do TRE do Pará, em Ananindeua.
Em Altamira, os equipamentos foram guardados em uma sala do Cartório Eleitoral do município. As máquinas ainda deverão ser distribuídas em três municípios que fazem parte da 18ª Zona Eleitoral – Altamira, Vitória do Xingu e Brasil Novo – é o 8º maior colégio eleitoral do Pará, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral.
Mais 110 mil eleitores da região deverão ir às urnas este ano, sendo 89 mil só em Altamira. A distribuição das urnas estão marcadas para sábado, dia anterior ao dia das eleições.
No caso dos eleitores que vivem em terras indígenas, as urnas irão para as reservas extrativistas Manelito e Maribel. No dia das eleições, os moradores destas áreas devem se deslocar até os locais para poder votar. Serão 46 locais de votação em Altamira.
Até o dia 4 de maio, mais de 13 mil títulos tinham sido cancelados por irregularidades, mas um decreto garantiu abono para parte deste público. Com isso, apenas quem teve o título cancelado pela falta da biometria vai poder votar.
Mais de 1.500 mesários foram convocados para atuar na região e, em breve, devem passar por treinamento.
Fonte: G1 Pará