Search
Close this search box.

Resex recebe equipamentos que auxiliarão brigadas a prevenir e combater incêndios florestais

Brigadas são formadas por comunitários voluntários que trabalham no combate aos incêndios. Mais de 70 comunidades fazem parte da Resex Tapajós Arapiuns.

Foto: PSA/Divulgação
Foto: PSA/Divulgação
Continua após a publicidade

Com a chegada do período da seca na região e o perigo de queimadas em áreas florestais que abrigam enorme riqueza de diversidade vegetal e animal, é essencial que haja itens que auxiliem na prevenção e combate a incêndios. Para auxiliar as brigadas comunitárias que atuam na Resex Tapajós Arapiuns, formada por 75 comunidades, equipamentos foram doados pelo Projeto Saúde e Alegria.

A analista ambiental do ICMBio, Jaqueline Nóbrega, explica que as instituições são limitadas e tem um efetivo também limitado, mas os moradores de comunidades vêem primeiro os incêndios e podem ajudar. “Se a pessoa está no local, está treinada, ela tem condições de ir pra frente do combate e evitar que o fogo se alastre”, disse.

Na quarta-feira (4), foram doados à Organização Tapajoara – representante das Associações da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, itens como sopradores BR600, motosserras 260, roçadeiras 220, mochila costal flexível, abafadores, enxadas, foices, balaclavas de algodão, luvas de vaqueta, cantil de lado, cantil de bolso, facão com bainha, lanterna de cabeça e capacete de segurança.

“O PSA todo ano faz campanhas de combate e prevenção a incêndios, mas a gente sabe que sempre acontece esse tipo de coisa e o fogo acaba escapando do controle. Quem tá no campo, vê o fogo primeiro. Então eles têm que estar apoiados, treinados, para não virar um incêndio. Essa doação está sendo feita para Tapajoara e ficará à disposição das brigadas”, explicou o médico fundador do PSA, Eugenio Scannavino.

A formação de brigadistas da Resex é realizada pelo Projeto Saúde e Alegria em parceria com o ICmbio. São comunitários voluntários que trabalham na prevenção e combate à incêndios.

Plano Territorial de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

A doação dos equipamentos é uma parceria com a Rainforest Alliance. Desde 2019 são articuladas ações à proposta do Plano Territorial de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, construído com participação de representantes da Resex, Floresta Nacional do Tapajós (Flona), Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), ICMBio e Brigada de Alter, quando foram traçadas estratégias para atuação das entidades no combate e prevenção às queimadas na região.

Dentre as ações do Plano, foram realizados cursos de capacitação para novos brigadistas, oficinas de prevenção a incêndios florestais, e apoio para aquisição de equipamentos para os combates.

“Todo incêndio começa com um pequeno fogo que você consegue apagar”, ressaltou a brigadista e colaboradora do PSA, Ana Daiane.

Fonte: G1 Santarém

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *