Menu

Riscos e perigos: Equatorial Pará orienta sobre cuidados com cabos partidos

Distribuidora de energia explica procedimento ao ver um cabo partido no solo e como evitar que acidentes ocorram.

Continua após a publicidade

Quando um cabo de energia elétrica é atingido por descargas atmosféricas, fortes chuvas, ventanias, queimadas e até veículos altos, há grande possibilidade de os fios se partirem e continuarem energizados. Por isso, a Equatorial Pará orienta sobre como evitar que cabos sejam partidos e a proteger a si mesmo e outras pessoas próximas, no caso de os fios serem rompidos.

A prevenção mais eficaz é evitar que o cabo sofra danificações, pois há causas não naturais como abalroamentos de postes, queimadas e veículos altos, como caminhões, que podem causar o rompimento dos fios. Portanto, é necessário ter cuidado com atividades desempenhadas onde há rede elétrica.

No trânsito, sempre respeitar a altura regulatória de cada via para evitar acidentes; jamais realizar queimadas próximas à rede elétrica e nunca intervir na rede. Entretanto, se algo partir os fios de energia, a atitude ideal é não se aproximar ou tocar no cabeamento e, se possível, não permitir que outras pessoas ou animais se aproximem também.

Esse cuidado deve ser redobrado em caso de períodos chuvosos ou superfícies molhadas, visto que a água é um condutor de energia. Em caso de incêndios, o ideal é chamar o Corpo de Bombeiros local e não tentar apagar o fogo por conta própria, pois nem todo tipo de chama pode ser apagado com água.

O executivo de Segurança da Equatorial Pará, Marcelo Martins, ressalta a importância de sempre acionar a Equatorial Pará em qualquer rompimento de fios de energia elétrica.

“Há um grande perigo invisível nesses casos, pois não se sabe até onde a energia pode irradiar, então a recomendação é sempre manter distância do local onde os cabos caíram e acionar nossa central de atendimento no número 0800 091 0196, informando a ocorrência de risco à vida, para que possamos sanar qualquer risco o mais rápido possível”, destaca Marcelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.