As altas temperaturas do verão amazônico fazem com que alguns hábitos domésticos fiquem mais intensos, como o uso mais frequente da geladeira, do ar condicionado e do ventilador. Porém, usar esses equipamentos sem os devidos cuidados pode representar um acréscimo importante no valor da conta de energia.
É também neste período do ano que ocorrem as férias escolares e crianças em casa podem ser sinônimo de maior consumo de energia, com o uso por mais tempo da televisão, videogame, computador e outros equipamentos. Estudos feitos pela Celpa mostram que nesta época é possível ter um crescimento médio de até 10 % no consumo de energia.
De acordo com o líder da área de Eficiência e Inovação da Celpa, Hugo Cardoso, a economia de energia deve começar desde o ato da compra do produto. “Hoje os equipamentos são vendidos com Selo Procel de eficiência, que mostra ao consumidor os mais eficientes e que consomem menos energia. Deve-se sempre observar as etiquetas no momento da compra. O selo A é o mais eficiente e o E menos eficiente. Nesta época do ano, é necessário que todos se conscientizem da importância de modificar os hábitos domésticos”, diz Hugo.
Para não ter aumento na conta de luz, a concessionária recomenda que os consumidores adotem o uso racional da energia, evitando o desperdício, para que não precise abrir mão do conforto. Confira as dicas de como economizar energia no verão:
AR-CONDICIONADO – É considerado um dos principais vilões deste período do ano. O aparelho pode representar até 40% do valor da conta de energia. É indicado não deixar o ar-condicionado ligado em ambientes vazios; mantenha as janelas e portas fechadas quando ele estiver funcionando; ajuste para temperatura confortável (cerca de 23° C); utilizar a função timer (temporizador) ajuda a evitar o funcionamento desnecessário do equipamento.
TELEVISÃO – Representa em média 15% da conta. Desligue o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evite dormir com a TV ligada. O indicado é programar para desligar automaticamente.
GELADEIRA – É responsável por cerca de 30% do valor da conta de luz. Deve-se evitar abrir e fechar a todo instante e não guarde alimentos quentes em seu interior. Roupas secando atrás da geladeira também devem ser evitadas. Não utilize a geladeira próxima às paredes ou ao fogão. Ela deve ser instalada em local ventilado e protegido do sol. É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia.
ILUMINAÇÃO DA CASA – Abuse da luz natural. A iluminação doméstica pode representar cerca de 25% do custo por mês. Evite acender lâmpadas durante o dia e dê preferência as lâmpadas de LED que são mais econômicas em até 80%, além de durar cerca de 15 vezes mais que as incandescentes.
LAVADORA DE ROUPA – Ela também não deve ser usada diariamente. Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar de uma só vez é o ideal. Utilize sempre a capacidade máxima de roupas.O calor também ajuda a secar as roupas sem a necessidade de acionar a centrifugação da máquina de lavar, reduzindo o consumo de eletricidade.
COMPUTADOR – Utilize o recurso de economia do monitor, clicando no menu iniciar da tela principal. Desligue quando ninguém estiver usando e evite o modostand-by, pois também consome energia.
BOMBA D’ÁGUA – A ligação elétrica da bomba deve ser feita por profissional de confiança, pois instalações malfeitas acarretam fuga de corrente e aumento de consumo. O ideal é também armazenar o máximo de água na caixa d’água para não precisar ligar a bomba mais vezes.