Saiba o que fazer e como lidar com a pressão ao ficar de recuperação

Continua após a publicidade

Chegou o final do período escolar e é hora de receber as notas finais. De repente, as suas foram mais baixas do que o esperado e você teve que encarar a barra que é ficar de recuperação. E agora? Como contar para os pais? Como conseguir a aprovação e lidar com toda essa pressão? Nós conversamos com uma psicóloga que deu dicas sobre como passar por isso.

A psicóloga clínica Keila Milena explica que a melhor situação é pais e filhos se entenderem da melhor forma possível. “Chegar junto e ajudar a encontrar a solução é o melhor a fazer agora. Construir junto e assim oportunizar que o estudante se auto responsabilize. Desenvolver um plano de estudo, onde as horas de lazer são reduzidas, mas não se tenha horas intermitentes de estudo. Fazer um levantamento das dificuldades, em que disciplinas precisará de uma ajuda extra às aulas da escola, por parte da família ou de um professor particular”, esclarece.

NotíciasRelacionadas

E apesar do momento ser de grande pressão dos pais, é importante que a cobrança não seja tão grande assim. “Cobranças exacerbadas podem não só prejudicar o emocional, como ser um desperdício deste momento de aprendizagem. Portanto, os objetivos de uma recuperação vão além das notas”, explica a especialista.

Para que o problema não volte a se repetir na vida do estudante, a psicóloga deixa claro que o apoio dos parentes é necessário. “Atitudes construtivas e apoio podem fazer uma grande diferença para a vida estudantil e o desenvolvimento geral deste estudante daqui para frente”, finaliza.

Fonte: Portal Roma News

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você não pode copiar conteúdo desta página