Search
Close this search box.

Secretaria de Turismo e Lazer de Vitória do Xingu, comemora um ano de existência

Foto: Portal A Voz do Xingu
Foto: Portal A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

Por Wilson Soares / A Voz do Xingu

A Secretaria Municipal de Turismo e Lazer de Vitória do Xingu (SETUL) completa nesta quarta-feira, 27 de julho, o primeiro ano que ela foi oficialmente criada pelo prefeito Márcio Viana. Antes de sua criação, a pasta era ligada a Secretaria de Meio Ambiente do Município.

Durante esses 12 meses, a SETUL realizou o 1º Concurso de Fotografias, voltado para divulgar os pontos turísticos do município, promoveu cursos em parceria com governo do Estado para aperfeiçoamento dos seus colaboradores e para pessoas com vocação de se tornar guia turístico, realizou várias ações em parceria com o empreendedorismo local com o objetivo de alavancar o turismo local, participou em parceira com a Secretaria de Agricultura do 1º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, divulgando o potencial turístico e agrícola, e promoveu entre os dias 15 a 18 de junho, o 1º Torneio de Pesca do Tucunaré, evento este que reuniu centenas de turistas e amantes da pesca esportiva de várias cidades do país. Todas essas ações, voltadas para a geração de emprego e renda e com foco na divulgação dos seus encantos naturais. 

Foto: Vitor Danilo
Foto: Vitor Danilo
Hellen Luana, secretária de Turismo de Vitória do Xingu

“Nesses 365 dias propomos ações, instituímos e mantemos um sistema de divulgação turística para o município de Vitória do Xingu, com ações que provocam e estimulam o visitante e o próprio morador a capturar e divulgar todos os cantinhos de Vitória do Xingu” pontuou a secretária de Turismo, Hellen Luana.

Foto: Vitor Danilo

O município de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, concentra inúmeras belezas naturais, principalmente na região da Volta Grande do Xingu, onde estão as cachoeiras, praias de água doce com areia branca, uma diversidade de espécies de peixes, uma fauna e flora intocada, além disso, é onde está instalada a Usina Belo Monte, considera a maior hidrelétrica genuinamente brasileira. Todos esses encantos vêm despertando a curiosidade de turistas do mundo inteiro. Para isso, a secretaria vem buscando incentivar a qualificação da prestação de serviços turísticos, promovendo cursos e capacitações com diversas entidades públicas e privadas.

Foto: Daniel Filho / Volta Grande do Xingu
Foto: Wilson Soares

“Nosso objetivo é fazer de Vitória do Xingu um destino cobiçado regionalmente, nacionalmente e internacionalmente, sempre levando em conta seus traços culturais e naturais e priorizando a população local”, concluiu a secretária Hellen Luana.

Raphaela Fernandes, turismóloga da SETUL

“Hoje que comemoramos o primeiro aniversário da SETUL, a nossa vontade de fazer acontecer o turismo em Vitória do Xingu só cresce e torna-se mais concreto. O plano segue apresentando orientações de projetos estratégicos para o turismo local, em consonância com o desenvolvimento social, ambiental e econômico no município de Vitória do Xingu e, assim, favorecer e fomentar as ações já existentes dentro do município”, disse a Raphaela Fernandes, turismóloga da SETUL.

Confira as ações realizadas pela Setur durante esse primeiro ano de existência:

– Entrega do Inventário Turístico de Vitória do Xingu;

– Pesquisa e reconhecimento dos bens naturais de Vitória do Xingu, com visitas às cachoeiras de Belo Monte;

– Reuniões com os representantes da Região Turística Xingu, região na qual o município faz parte;

– Cadastro dos artesãos vitorienses, zona urbana e zona rural;

– Mapeamento da primeira rota de City Tour de Vitória do Xingu;

– Visitas técnicas nos principais atrativos do município, situados em propriedades privadas, essa sinergia é essencial;

– Estreitamento de laços com a gestão do REVIS Tabuleiro do Embaubal – ICMBio;

– Imersão em Turismo com os servidores da SETUL;

– Receptivos e Cerimoniais nos eventos oficiais da Prefeitura, bem como recepção de autoridades que visitam o município;

– Oficina de Regionalização do Turismo, em parceria com a SETUR PARÁ;

– Reunião com trade turístico vitoriense acerca da importância da atividade turística para o município e o sistema cadastur – Meios de hospedagem;

– Pesquisa aplicada com empreendimentos e autônomos de Vitória do Xingu, o trade turístico;

– Pesquisa aplicada com os visitantes de Vitória do Xingu no porto hidroviário;

– Reunião entre Secretaria Municipal de Turismo e Lazer de Vitória do Xingu e Secretaria de Turismo de Estado em Belém, Pará;

– Retomada do Projeto Conheça Belo Monte com os servidores da Setul;

– Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, Vitória do Xingu permanece dentro do MAPA 2022, ferramenta do Ministério do Turismo;

– Inserção do City Tour no dia a dia da comunidade, através de parcerias com demais órgãos públicos e seus usuários.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *