A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) começou nesta segunda-feira (20) e segue até quarta-feira (22), com a aplicação das provas do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) 2023 em escolas estaduais e municipais. O objetivo é elevar os níveis qualitativos da educação básica e fomentar políticas públicas educacionais no Pará. Mais de 350 mil estudantes participam das avaliações.
”O SisPAE é o sistema estadual de avaliação que apresenta o diagnóstico da educação pública paraense e mapeia, por meio de testes padronizados, as proficiências dos alunos das redes estadual e municipal nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além de avaliar o processo de ensino e aprendizagem, o SisPAE propicia reflexões e análises pedagógicas dos indicadores e resultados produzidos, além de subsidiar políticas de educação voltadas para a melhoria do desempenho dos estudantes da rede pública”, detalha Osvanilce Palheta, coordenadora de Avaliações da Seduc.
Avaliações – As provas do SisPAE abrangem estudantes das redes estadual e municipal. Na rede estadual, 157.749 estudantes farão as provas em 948 escolas, já na rede municipal serão 198.052 alunos em 2.687 escolas. No total, são 355.801 estudantes participando das avaliações.
Na rede municipal, somente estudantes do 2º ano e 5º ano do ensino fundamental fazem as provas. Já na rede estadual, estudantes do 2º ano (alfabetização), 3º ano, e 7º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, participam das avaliações.
De forma prática, a avaliação do SisPAE para o 2º e 3º anos do ensino fundamental é aplicada nesta segunda-feira (20), com provas de Língua Portuguesa, e na terça-feira (21), com provas de Matemática. Para os demais anos, o SisPAE é aplicado somente nesta segunda-feira (20). Devido a feriados municipais em algumas cidades nesta segunda-feira (20), as provas serão aplicadas até quarta-feira (22).