Com os casos confirmados e suspeitos de sarampo em Monte Alegre, no oeste do Pará, a prefeitura decretou situação de emergência por 180 dias. O decreto nº 160 foi publicado no Diário Oficial da Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep) desta terça-feira (23).
O decreto considerou uma normativa do 9º Centro Regional de Saúde (9ºCRS) e diz que em 2019 ocorreram vários casos notificados no município, totalizando, até a publicação do documento, 21 casos, sendo 14 confirmados por exames laboratoriais e um por critério clínico. Um caso está sob investigação.
No prazo estabelecido no documento, a prefeitura enseja implementar ações de vigilância epidemiológica, laboratorial, imunizações e educação em saúde para minimizar os efeitos em razão da epidemia da doença. A partir de agora, o município aguarda a homologação do decreto pelo Governo do Estado.
A doença
O sarampo é uma doença infecciosa altamente aguda e transmitida pelo ar. Entre os sintomas estão: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, vômito, diarreia e manchas na pele que geralmente permanecem por quatro ou cinco dias.
A Tríplice Viral é a principal forma de prevenção, que protege também contra caxumba e rubéola. Segundo o Ministério da Saúde, é necessário tomar as duas doses da vacina a partir de um ano de idade.
A população deve procurar um serviço de saúde caso apresente sinais e sintomas de sarampo, manter o calendário de vacinação atualizado e regularizar a situação vacinal antes de viagem para municípios, estados ou países onde estejam ocorrendo casos de sarampo.