Search
Close this search box.

Técnicas do Ministério do Turismo avaliam o potencial turístico da Região do Xingu (PA)

Continua após a publicidade

Após conhecer a recém-criada Rota de visitação “Cacau ao Chocolate”, na região do Xingu, as técnicas do Ministério do Turismo (Mtur), que estiveram em Altamira e municípios vizinhos entre os dias 1º e 5 de julho deste ano, divulgaram na última sexta-feira (20 de dezembro de 2024) o relatório final, no qual apontam os aprimoramentos necessários para o mais novo roteiro turístico da região.

De acordo com o documento, a região turística do Xingu, no sudoeste paraense, apresenta grande potencial para o desenvolvimento de atividades turísticas, especialmente voltadas ao turismo rural, de base comunitária, de aventura e ecológico. Contudo, foi identificada a necessidade urgente de investimentos por parte dos poderes públicos — municipal, estadual e federal — para consolidar a região como um destino turístico atrativo e sustentável.

Entre as principais recomendações estão:

– Melhoria da infraestrutura de acesso aos atrativos turísticos

– Implementação de sinalização turística adequada

– Ampliação das opções de restaurantes e meios de hospedagem

– Divulgação e promoção do destino

– Capacitação em atendimento ao turista

– Parcerias com entidades como secretarias de Turismo e Agricultura do Estado do Pará, Sebrae, Associação Rede Brasileira de Trilhas, entre outras.

As especialistas ressaltaram que essas melhorias são essenciais para atrair um maior número de visitantes e garantir uma experiência turística de qualidade. Isso contribuiria tanto para a valorização da Rota do Cacau ao Chocolate quanto para o aproveitamento de outros produtos turísticos da região, como as belezas naturais e a pesca esportiva. Com essas melhorias, as profissionais acreditam que a Região do Xingu tem potencial para se consolidar como um destino turístico de destaque no Pará.

Durante os seis dias em que estiveram na região, as técnicas se reuniram com autoridades locais dos cinco municípios que compõem a Rota do Cacau ao Chocolate, além de representantes de associações comerciais e empreendedores diretamente envolvidos no setor turístico. Na ocasião, as pessoas envolvidas na atividade tiveram a oportunidade de apresentar às representantes do Mtur seus conhecimentos e demandas relacionadas aos seus negócios.

 Durante a estadia, as técnicas também puderam percorrer e conhecer de perto os atrativos localizados nos cinco municípios que integram a Rota: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia e Uruará, todos na região sudoeste do Pará.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *