Trabalhadores com regime CLT já podem contratar consignado direto com o banco

Empréstimo com juros reduzidos agora pode ser feito pelos canais digitais das instituições financeiras.

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
Continua após a publicidade

Desde sexta-feira (25 de abril de 2025), os trabalhadores da iniciativa privada terão mais facilidade ao solicitar o crédito consignado. Os bancos estarão autorizados a oferecer a modalidade de empréstimo diretamente em seus canais digitais.

Conhecida como Consignado CLT, até então o programa do governo federal tinha suas simulações e contratos realizados unicamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).

NotíciasRelacionadas

Essa mudança representa uma nova etapa da modalidade, que foi criada para oferecer empréstimos com juros reduzidos, com a garantia do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A iniciativa visa aumentar a autonomia do trabalhador, permitindo que ele simule e contrate o crédito diretamente nos canais digitais dos bancos com os quais já mantém relacionamento.

Outro ponto importante é que, a partir de 6 de junho de 2025, os trabalhadores poderão realizar a portabilidade do consignado entre os bancos, permitindo que aqueles que já têm um empréstimo ativo possam migrar para instituições que ofereçam melhores condições.

O Consignado CLT permite que o trabalhador comprometa até 35% do seu salário bruto para o pagamento das parcelas. O valor das parcelas é descontado diretamente na folha de pagamento, sendo repassado pelo empregador à Caixa Econômica Federal, que faz o pagamento ao banco credor.

Desde o seu lançamento, a modalidade já resultou em aproximadamente R$ 8 bilhões em crédito liberado, segundo dados do Governo Federal e da Febraban.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

RelatedPosts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página