O maior torneio de pesca esportiva do estado do Pará, “o Pacu de Seringa”, que acontece nesta sexta e sábado (21 e 22 de abril), em Altamira, na região sudoeste paraense promete ser um dos mais movimentados dos últimos anos. Até o momento, mais de 75 equipes já se inscreveram. A expectativa da organização é que esse número possa chegar a 100, o que deve totalizar cerca 500 competidores.
O festival, que já é uma tradição em Altamira, começou em 1997. Este ano, o torneio chega a sua 21ª Edição. Quem quiser participar tem até às 18 horas desta quinta-feira, para fazer sua inscrição com a taxa de R$ 350,00.
Cada equipe pode ser composta por até 5 competidores que vão aproveitar o feriado do dia de Tiradentes, para mergulhar nas águas do Xingu, em busca de um dos peixes mais desafiadores. Não há limite de área de pesca. As equipes tanto podem subir como descer o Rio Xingu para localizar os cardumes.
Cada equipe pode fisgar no máximo 8 peixes, porém apenas quatro espécimes serão apresentados à Comissão Organizadora para medição e pesagem. De acordo com o regulamento, os peixes devem estar vivos para serem devolvidos as águas do Xingu, uma forma de incentivar a preservação do Pacu de Seringa.
As premiações ocorrerão na tarde de sábado, 22, nas dependências do Xingu Praia Clube. Haverá apresentações culturais, música ao vivo e o bingo de um casco de voadeira com um motor de polpa 15hp. Cada cartela custa R$ 50,00 reais e a venda está aberta a toda à população.
Para quem participa todos os anos do festival, o evento é um momento de confraternização entre amigos e para apreciar as belezas naturais que só o Xingu oferece.
Organizado pelo Xingu Praia Clube, o Torneio de pesca do Pacu de Seringa não tem fins lucrativos e conta com apoio institucional da Prefeitura de Altamira, da empresa Norte Energia, além de empresas comércio local.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu