A Universidade Federal do Pará estendeu até o próximo dia 27 de novembro o prazo de inscrição no PS2019, principal concurso com oferta de vagas na UFPA. A medida foi publicada por meio de uma retificação no edital.
Além da prorrogação do prazo, que seria encerrado nesta terça (20), a retificação cria um novo grupo de candidatos com direito a pedir a isenção da taxa de inscrição que, este ano, é de R$ 50. Agora, além de quem cursou todo o ensino médio na rede pública e dos estudantes que cursaram todo o ensino médio com bolsa integral na rede privada, quem possui CadÚnico também pode participar do concurso de graça.
Vagas no PS 2019
Além da oferta do novo curso de Graduação em “Conservação e Restauro”, a UFPA decidiu retomar sua Cota PcD e, por meio dela, oferta 132 vagas adicionais para Pessoas com Deficiência. Para essa cota, podem se inscrever candidatos oriundos tanto da rede pública, quanto da rede privada de ensino.
Também há oferta de 16 turmas flexibilizadas para 12 cidades paraenses. São turmas que serão ofertadas apenas para 2019 e, juntas, disponibilizam 610 vagas. “Elas diversificam as opções para os candidatos que vivem fora de Belém”, afirma Edmar Costa.A UFPA também anunciou que vai retificar o valor da taxa de inscrição para R$ 50 reais. A mudança é feita a pedido do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e das demais representações estudantis da Universidade a fim de garantir que o maior número possível de candidatos possa concorrer às vagas da Instituição. “Temos a menor taxa de inscrição entre as universidades federais do Brasil. O valor proposto inicialmente era mais próximo do praticado por outras IFES, mas decidimos manter o valor do ano passado a pedido dos alunos”, explica o presidente da Coperps.