Para contar histórias de quem vive no Médio Xingu e como a chegada da Usina Hidrelétrica Belo Monte mudou a realidade da população, a Norte Energia, empresa privada e concessionária do empreendimento, está veiculando em suas redes sociais a websérie “Conheça Belo Monte”. A produção mostra a contribuição da empresa para o desenvolvimento socioeconômico da região, assim como para a preservação da bacia hidrográfica do rio Xingu e a geração de energia limpa e renovável para o Brasil.
Além de apresentar as melhorias realizadas na infraestrutura das cidades do entorno, o conteúdo também destaca as iniciativas da empresa junto às comunidades urbanas e rurais atendidas por seus projetos. Com temas como a proteção do Rio Xingu, protagonismo das comunidades tradicionais, incentivo à cultura e ao diálogo junto a populações de áreas remotas, os episódios trazem depoimentos de moradores da região que contam o que mudou desde a chegada do empreendimento.
Um deles é Denis Gouvêa, que vive na Vila da Ressaca, município de Senador José Porfírio, onde atua como agente de comunicação em uma empresa contratada pela Norte Energia para atuar na interação social com os moradores da região. A oportunidade de facilitar o diálogo entre a Norte Energia e os vizinhos veio com a chegada da usina, que trouxe benefícios para a localidade como o acesso gratuito à internet. “A comunidade era carente nesse aspecto e tinha que ir à beira do rio ou escalar um morro, porque apenas lá o sinal funcionava. Agora todo mundo consegue conectar seu celular e falar com o ente querido que está distante”, comenta o morador.
Outra protagonista da série é a cantora Joelma Kláudia, nascida na Ilha da Fazenda, na Volta Grande do Xingu. Ela é hoje embaixadora do Belo Monte Comunidade, projeto de responsabilidade social da Norte Energia, que em 2021 teve sua ação ampliada para a região da Volta Grande. Há sete anos a cantora incentiva a produção musical no sudoeste do Pará com o Festival Canção da Transamazônica (FECANT), idealizado e realizado por ela em Altamira, com patrocínio da Norte Energia. “O projeto Belo Monte Comunidade coincide com as ideias do FECANT. Temos esse ‘olhar’ que transforma e empodera. Temos propósitos de responsabilidade social que vão além da nossa individualidade e, por isto, estamos de mãos dadas porque esta é uma parceria que veio para ficar”, destaca a embaixadora.
“A websérie foi criada pensando especialmente nos usuários das redes sociais, com conteúdo dinâmico e linguagem acessível aos que desejam conhecer mais sobre Belo Monte. Os episódios apresentam a atuação da Norte Energia durante e depois da instalação da usina pelo olhar de moradores, trabalhadores e lideranças, que conhecem e vivem a realidade local e são protagonistas desta história”, declara o Superintendente de Relações Institucionais da empresa, Eduardo Camillo.Os episódios da websérie “Conheça Belo Monte” são divulgados, nos perfis do empreendimento no Instagram (uhebelomonte), LinkedIn (linkedin.com/company/norteenergia) e Facebook (facebook.com/uhebelomonte), além do site da Norte Energia (www.norteenergiasa.com.br).