Era 5 horas da manhã desta quarta-feira 20, quando as polícias Civil e Militar deflagram a “Operação Dínamo”, em Vitória do Xingu, sudoeste do Pará. A operação teve o apoio da Guarda Municipal de Altamira, que cedeu o cão farejador. Um grande efetivo foi mobilizado para cumprir mandados de busca e apreensão na cidade.
Os policiais percorreram 7 pontos da cidade – alvos das investigações, apontados pela inteligência da polícia por serem boca de fumo. Esses locais, segundo a polícia, comercializavam e distribuíam drogas no município. Duas pessoas envolvidas no crime são de Belém e alimentavam o comércio ilegal na cidade de Vitória do Xingu.
Dos 7 alvos, 3 a polícia encontrou drogas. Em um ponto específico da cidade 4 pessoas foram presas. Com elas, a polícia flagrou 75 petecas de crack. Balança de precisão. 6 celulares e um facão artesanal e modificado. Parte dessa droga é, de acordo com informações da polícia, de pessoas ligadas à facção criminosa CCA.
Ao todo 6 pessoas foram conduzidas para depor na Delegacia de Polícia Civil de Vitória do Xingu. 5 foram presas e enquadradas por crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Em outro local da cidade, a polícia encontrou, com ajuda do cão farejador, mais drogas e R$ 2.917 reais em dinheiro. O local onde foi apreendido o entorpecente está localizado no centro da cidade de Vitória do Xingu. A droga era comercializada em um armarinho. Uma pessoa foi presa em flagrante por tráfico de drogas, e, uma mulher foi conduzida para depor na Delegacia da Polícia Civil.
O delegado do caso, Ricardo Vieira, está neste momento ouvindo os depoimentos dos acusados. De acordo com a PC, todas as pessoas apontadas por promover o tráfico de drogas na cidade serão transferidas ainda nesta quarta-feira para o complexo penitenciário de Vitória do Xingu.
Todas as pessoas presas foram enquadradas no crime de tráfico de droga e associação para tráfico.
Apuração e texto: Thaís Portela / A Voz do Xingu