A Polícia Federal deflagrou a “Operação Ximango” em Alenquer, no oeste do Pará, na manhã desta terça-feira (9). Com o objetivo de investigar e combater crimes de fraude previdenciária, os agentes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal.
As investigações apontam um esquema fraudulento que envolve um servidor público da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Alenquer e terceiros. Os materiais apreendidos devem servir para provar o envolvimento dos suspeitos no crime.
Os investigados estariam fraudando documentos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e aliciando pessoas a requerer benefícios previdenciários indevidos. Após o cadastro ser aprovado, esses beneficiários eram direcionados a fazer um empréstimo consignado em uma agência financeira ligada ao esquema.
O nome “Ximango” faz referência à forma que os nascidos na cidade de Alenquer são conhecidos. É escrito com “X”, de acordo com o vocábulo Tupi Guarani, e vem de “xim xima”, que é uma ave.
G1 Santarém