A Prefeitura de Altamira realizou na manhã desta segunda-feira (19 fev. 2024), a cerimônia de entrega do terreno destinado para a construção da Unidade de Prevenção do Hospital de Amor. Autoridades civis, militares e representantes do bairro estiveram presentes no ato, que aconteceu no bairro Bonanza, no exato local onde será construída a Unidade de Prevenção.
Foto: El-Elyon Machado – Ascom/PMA
O terreno doado pelo proprietário do Loteamento Bonanza para a construção da Unidade de Prevenção, mede 12 mil m² e fica em frente a BR-230. O projeto que assegurou a doação do terreno foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Claudomiro Gomes, em 15 de dezembro de 2023. A prefeitura já dedica esforços incansáveis para a realização deste grande sonho do povo dessa região. Nesse contexto, o terreno já está legalizado de acordo com as exigências e trâmites legais dos órgãos competentes.
Com o terreno legalizado pela prefeitura, a tão aguardada Unidade de Prevenção Oncológica do Hospital de Amor tem o seu início na cidade de Altamira, um marco significativo para a saúde da população de toda a região Xingu. A previsão de início da obra da unidade de prevenção é de no máximo 12 meses.
Foto: El-Elyon Machado – Ascom/PMA
Rosangela Martins, representante do Hospital de Amor em Altamira, destaca que essa conquista foi árdua. “Com muita luta conseguimos trazer uma unidade para Altamira, outros municípios queriam essa unidade, mas foi uma luta muito grande pelo nosso trabalho realizado aqui em Altamira, e nós conseguimos,” afirmou Rosângela.
Foto: El-Elyon Machado – Ascom/PMA
“Para a prefeitura, a doação deste terreno representa um passo importante na saúde, uma vez que sairemos desse isolamento em relação ao tratamento da oncologia, proporcionando novas possibilidades aos pacientes que precisam desta atenção em toda a Transamazônica e Xingu”, disse Waldecir Maia, Secretário Municipal de Saúde, que reforçou ainda que existe uma dificuldade para os pacientes oncológicos dessa região em relação a locomoção até os hospitais mais próximos. “Hoje nós temos somente duas referências no Estado que é em Belém, o Ophir Loyola, e Santarém, o Hospital Regional de Santarém. E os nossos pacientes têm muita dificuldade com essa logística. Essa Unidade de Prevenção em Altamira é um avanço, isso mostra que a proposta do governo municipal é apostar no futuro e na vida.”
A chegada desta Unidade de Prevenção ao câncer reflete o compromisso de todos com a saúde pública, uma vez que ela servirá como uma referência crucial para a população de Altamira e região. Além de oferecer serviços essenciais de prevenção, a unidade também servirá como ponto de partida para possíveis encaminhamentos ao Hospital de Amor, em Barretos, São Paulo.
Para Jandira Carneiro, coordenadora de pacientes e representante do Hospital de Amor em Altamira, “Esse terreno é uma grande conquista para todos nós, pois são muitos pacientes precisando agilizar seus problemas oncológicos, precisando de biópsia. Então somos gratos pela sensibilidade da prefeitura em nos conceder um lugar onde garantiremos amparo a quem precisar de nós”, afirmou Jandira.
Hospital de Amor:
Fundado em 24 de março de 1962, o Hospital de Amor é uma instituição de saúde filantrópica, especializada no tratamento e prevenção ao câncer, com sede em Barretos (SP). Sua missão é promover saúde através de atendimento médico hospitalar qualificado em oncologia, em âmbito nacional, para pacientes do Sistema Único de Saúde, apoiado em Programas de Prevenção, Ensino e Pesquisa.
Por Cátia Paiva – Ascom/PMA