Durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Altamira, através da Secretaria do Meio Ambiente, vai realizar diversas ações ambientais, que terão como tema “A Harmonia entre a Conservação da floresta e as atividades econômicas sustentáveis e sua influência na mitigação das mudanças climáticas”. O projeto do evento foi apresentado à imprensa local na manhã desta sexta-feira, 27, pelo secretário de Meio Ambiente do Município, Antônio Ubirajara Júnior.
“O primeiro Concerto Ambiental é uma idealização do prefeito Claudomiro Gomes, e a ideia do evento é que haja uma concertação entre os diversos elementos que a gente tem na cidade de Altamira e no nosso potencial ambiental para que nós tenhamos um resultado positivo no futuro”, pontuou o secretário.
SOBRE O EVENTO
O I Concerto Ambiental de Altamira tem como sua missão, apresentar a situação ambiental e todas as propostas para a conservação florestal e, para isso, contará com mesas e palestras voltadas para o diálogo local sobre preservação.
Durante todos os dias do I Concerto Ambiental de Altamira acontecerá simultaneamente a Feira de Produtos da Bioeconomia, apresentando o trabalho de artesãos e também, alimentação, onde será possível que os participantes possam degustar produtos como sucos, chocolates, mel, além de outros produtos.
Para a administração municipal é importante discutir sobre as possibilidades de mudar a realidade de Altamira, e compondo o evento do I Concerto Ambiental estarão professores e pesquisadores de todo o país, organizações não governamentais nacionais e internacionais, cooperativas, além de técnicos e profissionais que participarão das mesas e palestras oferecidas durante o evento.
Ao todo, nove (9) mesas irão abordar temas como: bioeconomia, arranjo florestal, harmonia rural, sintonia flores e clima, turismo e meio ambiente, recomposição florestal, fomento para projetos sustentáveis, apresentação de projetos locais de desenvolvimento sustentável. A última mesa irá realizar a elaboração do produto final e encerramento do evento.
Atualmente, Altamira possui um passivo ambiental de aproximadamente 5.542 km2 de desflorestamento, contabilizados entre o período dos anos de 2008 a 2021, o que aprofunda a reflexão face ao desafio ao controle do desmatamento ilegal.
Por meio de um coletivo organizado com as instituições públicas, privadas e a colaboração dos principais atores da nossa sociedade, a prefeitura será capaz de criar e fomentar políticas públicas que promovam a recomposição florestal em larga escala em nosso município.
E para isso, a ‘Carta de Altamira para o Meio Ambiente’ é um instrumento que será produto deste evento e conterá metas prevendo ações ao desenvolvimento socioeconômico conciliando a prática e a manutenção dos serviços ecossistêmicos.
Neste contexto, o objetivo é contribuir para que o município alcance um equilíbrio necessário para o desenvolvimento sustentável, conforme as metas estabelecidas nesta Carta para os próximos 50 anos.
A Voz do Xingu – (com informações da Ascom/PMA)