Menu

Fundação Hemopa lança campanha natalina para reforçar estoque de sangue no final de ano

Ação será realizada até 31 de dezembro, a fim de garantir o estoque de sangue para atender o crescimento da demanda nesta época do ano

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Continua após a publicidade

A Hemopa inicia nesta quarta-feira (14) campanha natalina de incentivo à doação de sangue. A ação se estenderá até o dia 31, com o objetivo de reforçar o estoque de sangue para atendimento transfusional aos pacientes internados na rede hospitalar do Pará, formada por mais de 200 hospitais públicos e privados.

A ação estratégica terá seu ponto alto dia 25 de dezembro, oferecendo aos antigos e novos doadores voluntários um ambiente natalino de esperança, união e amor ao próximo. Segundo a assistente social Lilian Bouth, da Gerência de Captação de Doadores, a campanha visa ainda estimular a doação de sangue frequente, sempre atendendo aos intervalos da coleta de sangue: dois meses para homens e três meses para mulheres.

“Tradicionalmente, dezembro é um mês desafiador para a hemorrede brasileira em função das férias e festas de final de ano. Na região Norte ainda enfrentamos o inverno amazônico, que já chegou, e as doenças associadas à época, como gripes e doenças respiratórias, que inabilitam temporariamente para a coleta de sangue. Estamos esperando por vocês para salvar vidas com este gesto nobre e solidário”, disse Lilian Bouth.

Para doar sangue é preciso:

  • – Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
  • – Ter mais de 50 quilos;
  • – Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
  • – Dormir pelo menos 6 horas nas 24 h anteriores à doação;
  • – Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
  • – Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
  • – Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas..

Fonte: G1 Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.