Moradores de Altamira estão dando um passo importante para o futuro profissional com a participação na oficina Despertar, que integra as ações do Belo Monte Empreende, novo programa desenvolvido pela Norte Energia, empresa privada e concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, para despertar e qualificar uma nova geração de jovens empreendedores aptos para desenvolver negócios sustentáveis na região do Médio Xingu.
A oficina Despertar já foi realizada em dois dos cinco bairros construídos pela Norte Energia em Altamira; os outros três recebem a programação nas próximas semanas. Concluída esta etapa, as oficinas serão realizadas nos demais bairros da cidade, sempre com o apoio técnico e realização do Centro de Empreendedorismo da Amazônia (CEA).
Na fase do Despertar, os participantes trocam ideias, discutem projetos e apresentam soluções para questões voltadas à Amazônia e à comunidade onde vivem. Depois, recebem orientações de como desenvolver uma ideia de negócio, abrir uma empresa e captar financiamento. As propostas criadas em grupo no Despertar serão refinadas ao longo das próximas etapas do programa, podendo vir a se tornar um novo negócio.
A analista de RH, Elissandra Soares, 37 anos, participou da oficina que ocorreu na escola municipal João e Maria, no bairro São Joaquim. Ela desenvolve um projeto voltado à inteligência emocional e buscou o programa com o objetivo de aprender novas maneiras de impulsionar seu negócio. “Eu acredito muito no crescimento da nossa região e comunidade e esta é uma oportunidade profissional importante. Tenho aprendido muito e buscado colher o máximo de informação possível para colocar minha ideia de negócio em prática, trazendo melhorias para nossa sociedade, principalmente para os nossos jovens”, comentou.
Quem já deu os primeiros passos no mundo dos negócios também aproveitou a oportunidade. O altamirense Taylor Lemos, 27, morador do bairro Brasília, atua no ramo de alimentos e sonha em ampliar seu empreendimento. “Ainda tenho muitas dúvidas sobre como investir o meu capital. Então, eu agradeço a Norte Energia por trazer este programa para os reassentamentos da cidade”, observou.
De acordo com o gerente de Projetos de Sustentabilidade da Norte Energia, Thomas Sottili, o programa traz uma nova perspectiva para o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico sustentável da região. “Esta iniciativa trará benefícios para as comunidades localizadas na área de influência da UHE Belo Monte. Temos uma diversidade gigantesca de produtos florestais não madeireiros, assim como o turismo ou outras ideias que os participantes podem desenvolver a partir de projetos sustentáveis e sociais que beneficiem toda a sociedade”, destacou Sottili.
O diretor executivo do CEA, Raphael Medeiros, tem expectativas de bons resultados a partir do engajamento visto nas oficinas. “Todos vieram para cá curiosos e atentos para identificar oportunidades de negócios, a partir de ferramentas práticas e novas visões para o mercado. O programa traz, ainda, uma mudança de pensamentos e atitudes que aguçam a criatividade, os olhares para o potencial regional e as oportunidades dentro da área que cada um deseja seguir. Nós temos certeza de que o Belo Monte Empreende vai revelar e inspirar muitos talentos desta região da Amazônia”, explicou Medeiros.
Sobre o Programa
O Belo Monte Empreende terá duração de 24 meses e pretende beneficiar moradores das comunidades da área de influência da UHE Belo Monte. Os participantes terão à disposição uma rede de especialistas que atuam nas áreas de sustentabilidade e negócios, que abordarão temas como legislação, contabilidade, finanças para empresas, marketing e vendas. O programa auxiliará no desenvolvimento das ideias de negócios dos participantes, transformando-as em modelos validados com protótipos e incentivando a criação de cerca de 20 empreendimentos sustentáveis e suas transições para empresas formalizadas, com apoio de consultorias técnicas para potencializar a inserção no mercado.
As oficinas do Belo Monte Empreende ocorrem nos bairros construídos pela Norte Energia, em Altamira. Confira as datas e os locais de inscrição para as próximas turmas:
Casa Nova
Período de inscrições – 29/08 a 09/09
Local – Polo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) do bairro
Horário de inscrições – 8h às 12h e das 14h às 18h
Laranjeiras
Período de inscrições – 29/08 a 09/09
Local – Polo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) do bairro
Horário de inscrições – 8h às 12h e das 14h às 18h
Jatobá
Período de inscrições – 05/09 a 16/09
Local – Barracão da Associação do Bairro Jatobá
Horário de inscrições – 8h às 12h e das 14h às 18h
Demais bairros de Altamira
As inscrições iniciam em setembro, com local a confirmar.