A Polícia Civil de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, cumprindo uma decisão judicial, incinerou nesta quarta-feira, 30, cerca de 1.900 pares de sapatos e uma pequena quantidade de drogas, que foram apreendidos no ano passado. “Primeiramente fizemos a incineração das drogas que foram apreendidas ao longo do ano de 2021, após autorização judicial, e em seguida finalizamos com a incineração de materiais falsificados. Após a constatação feita através da perícia cientifica, a juíza local determinou a destruição desse material falsificado” disse o delegado da Polícia Civil, Ricardo Vieira.
A incineração aconteceu em uma cerâmica que fica cerca de 5km do centro da cidade, e contou com apoio de Agentes da Vigilância Sanitária e de uma equipe da Secretaria de Obras do município.
SOBRE APREENSÃO
As 200 caixas com sapatos, que somam 1.896 (mil oitocentos e noventa e seis) pares de sapatos foram apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Km 40, da BR-230, também conhecida como Transamazônica, que fica dentro do perímetro do município de Vitória do Xingu, no dia 16 de agosto de 2021, por se tratar de produtos falsificados e sem a documentação fiscal, o que é crime de acordo com a (Lei nº 8.137/1990).
Na época a PRF conduziu o caminhão baú, junto com a carga apreendida e o condutor, até a Delegacia de Polícia Civil de Vitória do Xingu, onde a carga ficou aos cuidados da justiça.
Questionado sobre a origem da mercadoria, o motorista disse à polícia que os sapatos falsificados haviam sido adquiridos no estado de Minas Gerais e que seriam comercializadas no Pará.
Texto e Fotos: Wilson Soares – A Voz do Xingu