Para investigar e combater o tráfico de drogas interestadual na região, a Polícia Federal deflagrou neste sábado (20) a Operação Esmerilhão. Foram cumpridos dois mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão em Santarém, no oeste do Pará, e em Manaus (AM).
De acordo com a PF, as investigações iniciaram há aproximadamente um mês quando informações de que grandes quantidades de droga estariam sendo armazenadas pela quadrilha em Santarém e transportadas pela Rodovia Federal BR-163 para distribuição em outros estados.
No dia 28 de setembro a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de meia tonelada de cocaína no município de Rurópolis que estava sendo transportada em um caminhão baú.
A segunda operação prendeu na noite de quarta-feira (17) outro integrante da quadrilha que transportava em uma caminhonete 107 kg de cocaína. A prisão foi feita por policiais federais. As duas apreensões totalizam 609 kg de drogas.
Ainda segundo a Polícia Federal, procedidas diligências investigativas a partir das informações obtidas nos flagrantes, além do cruzamento de dados de inteligência, foram identificadas e presas na operação “Esmerilhão” duas outras pessoas envolvidas no esquema criminoso. A quadrilha é especializada em transporte de entorpecentes da região norte para o sudeste do país.
Os presos serão ouvidos na sede da delegacia de Polícia Federal em Santarém e ficarão à disposição da Justiça.