Search
Close this search box.

Pará tem 14 mil mandados de prisão não cumpridos

Continua após a publicidade

O Pará tem 14.496 mandados de prisão pendentes de cumprimento. Outras 13.528 pessoas estão sendo procuradas para serem citadas. Um total de 968 condenados estão foragidos. Todos os dados estão cadastrados no Banco Nacional de Monitoramento de Presos (BNMP 2.0), ferramenta digital desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

O Cadastro Nacional de Presos identifica em tempo real as pessoas custodiadas pelo Estado e permite que o País saiba quem está preso, onde e em que condições está detido. No sistema penal paraense há 16.280 pessoas cumprindo pena, sendo 15 mil homens e 799 mulheres. Do total, 6.741 são presos provisórios.

O sistema de cadastramento ainda está em fase de preenchimento por parte de alguns tribunais de Justiça estaduais. De acordo com dados disponibilizados pelo BNMP até o momento, o Brasil conta com cerca de 619.999 pessoas privadas de liberdade.

O banco atribui a cada preso um Registro Judicial Individual (RJI), que vale como documento de identidade dele enquanto estiver sob custódia. Qualquer movimentação nos processos penais daquela pessoa -mandados de prisão, progressões de pena e sentenças emitidas – consta nesse número judicial.

Os homens correspondiam a 95% do total. A maioria dos encarcerados é formada por homens solteiros (80%). Os jovens entre 18 e 24 anos representam 30% dessa população. Cerca de 40% são presos provisórios e 27% respondem por roubo.

(Luiza Mello/Diário do Pará)

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *